quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mártir albanês inspira jovens voluntários que evangelizarão a Albânia

Em reunião dominada pela emoção, o pastor Oliveiros Ferreira, presidente da Associação Paulista Central, recorreu à história do evangelista Daniel Lewis, um mártir da fé na Albânia, para inspirar a comitiva de 29 voluntários brasileiros que viajará em missão evangelística para este país europeu. 

A reunião ocorreu no início da semana. A caravana missionária viajará no domingo, 26 de junho, e desenvolverá projetos sociais e espirituais na cidade de Korce, no sudeste da Albânia, próxima à fronteira com a Grécia. A principal ação será a distribuição de 15 mil exemplares do livro Sinais de Esperança, de Alejandro Bullón, já traduzido para o albanês. 

Daniel Lewis era um albanês radicado nos Estados Unidos desde os sete anos de idade. Formou-se em Farmacologia em Harvard e tornou-se empresário em Boston, Massachussets, proprietário de três farmácias. Foi nesta cidade que ele tornou-se fiel da Igreja Adventista.

Sensibilizado com a mensagem cristã, Lewis vendeu sua propriedade e retornou ao seu país disposto a pregar o Evangelho. Ele instalou-se em Korce, abriu uma farmácia e distribuiu literatura adventista para os albaneses, traduzida por ele para a língua nativa.

A entrada do comunismo na Albânia representou um golpe nas pretensões evangelísticas de Lewis. Em 1951 o missionário foi preso e condenado a 30 anos de trabalho forçado, sob a alegação de ser um espião americano no país. Um fato surpreendente ocorreu quando o evangelista foi obrigado a trabalhar no sábado. Ele recusou e por esse motivo foi cruelmente torturado. Chegou a ter todos os dentes arrancados por alicate. Foram quatro anos de severas torturas. Nada impediu Lewis de continuar pregando, agora para os companheiros de prisão. 

Daniel Lewis morreu de forma trágica, depois de ser torturado de forma brutal: despido e envolvido por arame farpado, ele foi arrastado por um cavalo durante 12 horas. O missionário foi levado de volta a cela e morreu, perdendo muito sangue. 

“É uma história que nos inspira e apresenta o real sentido desta missão”, disse o pastor Oliveiros Ferreira, coordenador geral da missão conhecida como Impacto Albânia. Acompanhe esta jornada missionária pelo blog http://impactoalbania.blogspot.com e também pelo twitter: http://twitter.com/impactoalbania


Fonte: Equipe ASN, Heron Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário